Com a popularização dos
smartphones com internet móvel rápida (3G), a febre dos comunicadores instantâneos
dedicados à smartphones conseguiram conquistar
as pessoas, devido a ser uma maneira mais fácil e barata de se comunicar, em
especial, o aplicativo WhatsApp, um dos aplicativos mais populares no mundo e
no Brasil. Com isso, organizações querem tirar vantagem dessa facilidade para
melhorar a comunicação entre seus colaboradores, através de grupos com
finalidade corporativa.
A brasileira Easy Taxi, dona de um
aplicativo que serve para pedir táxi, tem 28 grupos no WhatsApp. Há a turma dos
diretores, do marketing, do pessoal de desenvolvimento de projetos... "Ele
é indispensável para a gestão das minhas equipes, que estão espalhadas por dez
países, em 20 cidades diferentes", diz o presidente da empresa, Tallis
Gomes.
A ferramenta se torna vantajosa pelo fato de criar uma alternativa de comunicação sem que crie custos adicionais para a
organização principalmente para as pequenas e
médias, que não têm condições de entregar a cada funcionário um smartphone.
Por outro lado, o uso do aplicativo dessa forma acaba criando a sensação nas pessoas de
obrigação de disponibilidade imediata e integral. Carlos
D’Andréa, professor do departamento de comunicação da UFMG e pesquisador de
redes sociais acredita que "É mais uma camada de demanda que você acrescenta ao
simples fato de ter celular e já poder ser encontrado a qualquer momento".