segunda-feira, 4 de novembro de 2013

WhatsApp na comunicação corporativa

Com a popularização dos smartphones com internet móvel rápida (3G), a febre dos comunicadores instantâneos dedicados à smartphones  conseguiram conquistar as pessoas, devido a ser uma maneira mais fácil e barata de se comunicar, em especial, o aplicativo WhatsApp, um dos aplicativos mais populares no mundo e no Brasil. Com isso, organizações querem tirar vantagem dessa facilidade para melhorar a comunicação entre seus colaboradores, através de grupos com finalidade corporativa.

A brasileira Easy Taxi, dona de um aplicativo que serve para pedir táxi, tem 28 grupos no WhatsApp. Há a turma dos diretores, do marketing, do pessoal de desenvolvimento de projetos... "Ele é indispensável para a gestão das minhas equipes, que estão espalhadas por dez países, em 20 cidades diferentes", diz o presidente da empresa, Tallis Gomes.
A ferramenta se torna vantajosa pelo fato de criar uma alternativa de comunicação sem que crie custos adicionais para a organização principalmente para as pequenas e médias, que não têm condições de entregar a cada funcionário um smartphone. Por outro lado, o uso do aplicativo dessa forma acaba criando a sensação nas pessoas de obrigação de disponibilidade imediata e integral. Carlos D’Andréa, professor do departamento de comunicação da UFMG e pesquisador de redes sociais acredita que "É mais uma camada de demanda que você acrescenta ao simples fato de ter celular e já poder ser encontrado a qualquer momento".



Leave a Reply