Com o passar
do tempo, as centrais de telefonia evoluíram bastante com suas tecnologias e
hoje disponibilizam vários recursos que facilitam diversos tipos de
organizações.
PABX (Private
Automatic Branch eXcahnge) faz a troca automática de ramais privados e está
associado a uma central telefônica. Indústrias, empresas e residências utilizam
o PABX para sua comunicação interna ou externa, permitindo, desta forma, a
comunicação do sistema telefônico de um determinado local.
É composto por
vários aparelhos eletrônicos, possuindo ainda, uma conexão com linhas
telefônicas externas.
O PABX além
de tornar a comunicação mais segura e eficiente, possui diversos recursos como:
a ligação em espera, identificação de
chamadas, dentre outros.
Existem
vários tipos PABXs, dentre eles temos o PABX Analógico, PABX Digital e PABX
Hibrido.
- PABX Analógico: recursos mais simples através de linhas fixas convencionais.
- PABX Digital: Pode melhorar a qualidade das ligações. Necessita de um DDR (discagem direta ramal) em que cada telefone interno pode receber chamadas externas diretamente em seu ramal. E também necessita de entroncamento E1, também conhecido como tronco digital.
- PABX Hibrido: este tipo de PABX reúne características do analógico e do digital. Possui suporte à tecnologia VoIP, além de possuir um custo relativamente baixo.
- PABX VoIp: este tipo de PABX é mais complexo. Tem uma forma similar a um proxy. Funciona como servidor gerenciando permissões dos usuários, onde só funcionam com linhas de uma operadora VoIp.
- PABX Virtual: Permite que os ramais virtuais sejam usados com acesso à Internet. Funciona como um provedor de internet onde permite que os usuários se conectem com qualquer pessoa do mundo. O PABX é usado em PCs, smartphones, tablets, notebooks, ou qualquer celular com acesso à Internet.
Fonte :
http://www.lcti.com.br/entenda-de-uma-vez-o-que-e-pabx/