quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PABX

Com o passar do tempo, as centrais de telefonia evoluíram bastante com suas tecnologias e hoje disponibilizam vários recursos que facilitam diversos tipos de organizações.

PABX (Private Automatic Branch eXcahnge) faz a troca automática de ramais privados e está associado a uma central telefônica. Indústrias, empresas e residências utilizam o PABX para sua comunicação interna ou externa, permitindo, desta forma, a comunicação do sistema telefônico de um determinado local.

É composto por vários aparelhos eletrônicos, possuindo ainda, uma conexão com linhas telefônicas externas.

O PABX além de tornar a comunicação mais segura e eficiente, possui diversos recursos como:  a ligação em espera, identificação de chamadas, dentre outros.

Existem vários tipos PABXs, dentre eles temos o PABX Analógico, PABX Digital e PABX Hibrido.
  • PABX Analógico: recursos mais simples através de linhas fixas convencionais.
  • PABX Digital: Pode melhorar a qualidade das ligações. Necessita de um DDR (discagem direta ramal) em que cada telefone interno pode receber chamadas externas diretamente em seu ramal. E também necessita de entroncamento E1, também conhecido como tronco digital.
  • PABX Hibrido: este tipo de PABX reúne características do analógico e do digital. Possui suporte à tecnologia VoIP, além de possuir um custo relativamente baixo.
  • PABX VoIp: este tipo de PABX é mais complexo. Tem uma forma similar a um proxy. Funciona como servidor gerenciando permissões dos usuários, onde só funcionam com linhas de uma operadora VoIp.
  • PABX Virtual: Permite que os ramais virtuais sejam usados com acesso à Internet. Funciona como um provedor de internet onde permite que os usuários se conectem com qualquer pessoa do mundo. O PABX é usado em PCs, smartphones, tablets, notebooks, ou qualquer celular com acesso à Internet.



Fonte : http://www.lcti.com.br/entenda-de-uma-vez-o-que-e-pabx/

Leave a Reply