Em meio a procura por soluções que facilitem cada vez mais a vida do cliente, a Algar Telecom está testando um novo meio de pagamento móvel utilizando o Unstructed Supplementary Service Data (USSD). O USSD nada mais é do que um protocolo utilizado por celulares GSM para se comunicar com o computador do provedor de serviços.
Segundo o Mobile Time: "o sistema
é diferente do SMS por criar um canal de comunicação em tempo real
entre o celular e o servidor da aplicação, sem a necessidade de
armazenar ou repassar os dados." As mensagens USSD são maiores do que as mensagens SMS chegando a permitir até 182 caracteres, além dessa canal de comunicação citado acima permanecer aberto permitindo um intercâmbio bidirecional de uma sequência de dados.
As mensagens enviadas através USSD não são definidos de uma maneira padronizada, de modo que cada operador de rede pode implementar tudo o que encontrar e achar adequado para seus clientes.
O serviço funcionaria da seguinte forma: o cliente dono da conta bancária
envia uma mensagem para o servidor da operadora, que valida as
informações do aparelho e estabelece a conexão.
Depois disso, o cliente deve informar o valor da compra e o número do telefone do comerciante, que receberá uma mensagem com os dados da venda e deverá validá-la.
O resultado dos testes foram excelentes e a maior vantagem dessa tecnologia é que ela pode ser usada em quase 100% dos aparelhos GSM existentes no mercado.
Fontes: http://www.baguete.com.br/noticias/11/03/2013/algar-telecom-novo-m-payment-por-voz
http://en.wikipedia.org/wiki/Mobile_payment#SMS.2FUSSD-based_transactional_payments
http://en.wikipedia.org/wiki/Unstructured_Supplementary_Service_Data
Interessante! A Tim utiliza esta tecnologia para o cadastro do cpf do cliente para os chips novos.