quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Li Fi - Como assim pela luz?



Quando postamos sobre a tecnologia Li-Fi que propõe a transmissão de internet pela luz trouxe a dúvida para algumas pessoas da forma como ela funciona. 

A resposta é simples, a técnica proposta pela tecnologia se dá através de um aparelho, chamado de modulador, que faz com que a luz pisque rapidamente, não perceptível a olho nu. Aceso seria equivalente a '1', e apagado a '0' no código binário. Estudiosos e cientistas também já aprovaram uma lâmpada que suportaria tal carga. Esta lâmpada é semelhante a lâmpada de LED, mas pesquisadores da Universidade de Strathclyde, desenvolveram uma MicroLEDs, que é 1/1000 mm² o tamanho e que piscam 1000 vezes mais rápido que as LEDs normais. Além de tudo isso a MicroLED é capaz de codificar e decodificar 1 milhão de vezes mais informações que os LEDs.

Pra quem ainda não leu o outro post está aqui:

3 Responses so far.

  1. Affonso says:

    Que velocidade de rede essa tecnologia pode chegar ? É mais rápido que fibra-óptica ?

  2. Bem interessante a tecnologia, mas será que outras fontes de luz ou ondas de rádio poderiam interferir na transmissão de dados?

  3. Unknown says:

    Opa Affonso, até agora os pesquisadores conseguiram alcançar a velocidade de 10Gbits/s

    Você pode ler mais sobre isso aqui:
    http://www.independent.co.uk/news/science/lifi-revolution-internet-connections-using-light-bulbs-are-250-times-faster-than-broadband-8909320.html

    Opa Leonardo, A transmissão é feita através de lâmpadas específicas baseadas em LED que possivelmente transmite em frequências diferentes das lâmpadas comuns, no entanto a tecnologia ainda possui falhas quanto a obstáculos físicos que podem prejudicar a transmissão.

Leave a Reply