segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

VoIP e o IPv6

Em post anterior foi falado sobre a migração do IPv4 para o IPv6. Mas como se comportará os serviços´, em especial o VoIP, utilizados na versão atual do protocolo nessa nova versão? O IPv6  trará alguma melhoria para esses serviços?

O VoIP (Voice over Internet Protocol) é um sistema de telefonia que fornece chamadas telefônicas de voz sobre redes de dados IP. A principal característica desta tecnologia baseada em IP é que ele envia conversas como pacotes de dados (datagrama IP) através da Internet.

Atualmente, ele está desempenhando um papel vital na substituição da infraestrutura de telefonia de hoje. Este telefonia avançada traz benefícios para empresas e consumidores. A principal razão para a migração para o VOIP é reduzir o custo de comunicação de voz (residencial e comercial).  

Até o presente momento, VOIP usa IPv4 que é um serviço de melhor esforço em que não há garantia de entrega de serviço, como a existente no sistema de telefonia atual. Tecnicamente falando, a rede IP baseada em IPv4 atual não tem o QoS e, portanto, possibilita a aparição de diversos problema de qualidade, como a latência, jitter e o eco.


O IPv6 implementa QoS com a ajuda da classificação e da marcação (de pacotes IP) para garantir uma infraestrutura confiável de VoIP. Com a ajuda da classificação e da técnica de marcação, a rede pode identificar os pacotes ou fluxos de tráfego e, em seguida, pode atribuir certos parâmetros dentro dos cabeçalhos dos pacotes de modo a agrupá-los. A fim de implementar marcação QoS, o IPv6 fornece um campo de classe de tráfego (8 bits) no cabeçalho IPv6. Também tem uma etiqueta de fluxo de 20 bits.

Cabeçalho IPv6 - Fonte: wikipedia.org

O esgotamento do espaço de endereçamento é outra questão. Como a dinâmica do VOIP cresce significativamente, o espaço de endereçamento de 32 bits no IPv4 impede a sua escalabilidade para uma grande base de usuários. IPv6 resolve este problema do IPv4 com um espaço de endereço muito grande, que consiste de 128 bits. Portanto, agora é possível obter 2^128 endereços IP únicos, um aumento substancial no número de computadores que podem ser endereçados por esse novo protocolo.

Como visto nesse breve post, o IPv6 traz diversas melhorias para o serviço de VoIP. Logo, o futuro das telecomunicações só tem a ganhar com a migração para essa nova versão do protocolo que domina as redes de computadores.

Fontes:

Is IPv6 Good for VoIP? http://www.webtorials.com/discussions/2013/01/is-ipv6-good-for-voip.html


One Response so far.

  1. Unknown says:

    Há uma estimativa de quando o IPv6 substituirá o IPv4 de vez? Pois mesmo com as essas vantagens, talvez não seja vantajoso para a empresa comprar equipamentos mais caros que suportem essa tecnologia se somente no futuro ela será um padrão definitivo e com certeza os equipamentos usados em massa irão baratear bastante.

Leave a Reply