terça-feira, 26 de novembro de 2013

JIRA - Um gerenciador de projetos eficiente

O JIRA é uma ferramenta simples e eficaz para gerenciamento de projetos. Mas qual o diferencial do JIRA? 
  • Ele oferece um total controle de tarefas e apoio desde o inicio ao fim do projeto;
  • É utilizado em mais de 11.500 organizações;
  • Ampla documentação;
  • Código fonte aberto;
  • Suporte profissional;
  • Notificações por email;
  • Compatível com praticamente qualquer bancos de dados relacional;
  • Fácil de extender e integrar com outros sistemas
  • Entre outros.
A ferramenta JIRA roda em cima de qualquer Sistema Operacional, o seu acesso pode ser feito via web com seu acesso seguro, suporte aos principais browsers do mercado, possui regimes de segurança granular e gerenciamento de segurança em nível empresarial, suas telas e campos são altamente customizáveis, e ela é extensível via plugins e permite que cada tarefa tenha um fluxo de trabalho diferente.
Ela está no centro da equipe de desenvolvimento, conectando os profissionais e o trabalho que está sendo realizado. O JIRA aumenta a produtividade, a qualidade de execução e o rastreamento das inúmeras tarefas que envolvem um projeto. Com ele é possível localizar bugs e tarefas, link issues aos códigos, utilizar um plano de Desenvolvimento Ágil, monitorar atividades, criar relatórios sobre o status de projetos e muito mais.
Em sua versão mais nova o JIRA 6.1 houve algumas modificações deixando-o ainda mais moderno, rápido e simples. Sendo a principal delas a criação de sua versão mobile, com foco nas informações e atividades que você precisa quando não está na frente de um computador. Afinal geralmente acessamos as notificações recebidas nos e-mails através do nosso Smartphone.
O JIRA é uma ferramenta bastante versátil e facilmente customizada. Por isto ela pode ser adaptada em diferentes áreas da empresa auxiliando no controle de atividades. 
Por exemplo, o setor de recursos humanos pode utilizar o JIRA para controlar a solicitação das vagas e com isto repassar automaticamente ao solicitante o status do andamento do processo seletivo.
Vasculhando a documentação da Atlassian descobri uma página interessante que apresenta diversos casos de uso do JIRA, sendo eles:
  • Gerenciamento de projetos;
  • Helpdesk ou suporte;
  • Desenvovimento ágil;
  • Gerenciamento de testes;
  • Gerenciamento de mudanças;
  • Gerenciamento de requisitos;
  • Sistemas de atendimento ao usuário, como Ouvidoria.
Por todos esses motivos e devido a toda a sua versatilidade o JIRA se torna altamente funcional em vários tipos de organizações, ajudado elas com seus processos específicos de acordo com seu fluxo de trabalho.
 
Fonte:

Leave a Reply